segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pedra de conchas?



      Ano passado, numa de minhas pesquisas de novos materiais, me deparei com um produto inovador que me chamou a atenção. Logo me interessei por essa "pedra ecológica", achei a ideia genial por ser um produto sustentável e feito aqui no estado de SC.  
     Numa visita ao escritório da empresa Eco Solutions, pude conhecer melhor a linha ShellStone,  uma espécie de "pedra" feita de fragmentos de conchas de ostras e de mariscos  e que têm o mesmo uso dos já conhecidos granitos e mármores, como em bancadas de cozinha, banheiro, em paredes, por exemplo. São "produtos ecologicamente corretos desenvolvidos na sua forma natural e revestidos com uma proteção contra intempéries, proporcionado alta qualidade, durabilidade e acabamento sofisticado". No ano passado puderam ser vistas nas mostras Casa Cor e Casa Nova, em Florianópolis, como uma apresentação ao público.  


     As texturas e as cores diferem, de acordo com o tipo de concha que for usada. As mais escuras são de conchas de marisco e as mais claras de ostras. As conchas vêm dos cultivos, cooperativas e restaurantes locais, que desconcham uma grande quantidade dos moluscos diariamente. O resultado é lindo, particularmente, as que preservam o brilho da madre pérola das conchas me encantam.


    A ideia de sustentável não para por aí, a empresa têm um projeto de reciclagem contínua, uma forma de reaproveitar os resíduos do próprio processo de fabricação.

   A linha ShellStone já pode ser encontradas em marmorarias Grande Florianópolis. Para maiores informações, consulte a empresa http://www.ecosolutions.com.br/  .

2 comentários:

  1. Olá Marina! Muito bom você mostrar esse material mega potencial.
    O ano passado quando projetei o Banheiro de Hotel Fazenda, para a Vitrine, eu e minha equipe usamos a linha ShellStone - Ibicuí em toda a bancada. O tema era design inclusivo, mas optamos em fazer um projeto totalmente ecológico e ficou muito legal. A Ecosolutions está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E cabe a nós designers divulgar e fixar a ideia dos ecoprodutos! Parabéns pelo projeto do banheiro ;)

      Excluir