quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Decorando com arte! Paredes para que te quero...

          Um dos elementos decorativos que mais me agradam e que não podem faltar são os quadros! Molduras com pinturas ou fotografia são mais que um toque especial num projeto de interiores. Muitas vezes representam um estilo de vida dos proprietários da casa, um gosto pessoal, um momento importante... E para expôr esses elementos de forma significativa e com destaque, resumi algumas dicas.

         Se realmente o quadro, seja pintura ou fotografia, exigir destaque na casa, escolha uma parede de maior visibilidade e pense na disposição do mobiliário em função do mesmo, de modo que os olhares sejam voltados naturalmente para a obra de arte. Lembrando que a altura ideal para uma boa visualização é na altura da sua visão, entre 1,50cm e 1,60cm pelo centro da moldura é mais indicado.


 

           Os quadros podem conter imagens com cores que contrastam com as paredes ou que se complementam, tornando co ambiente mais vibrante ou harmônico e leve. Também podem ter molduras diversas, contrastando em estilos como clássico, clean, rústico... Tudo vai depender do que é proposto no conceito e qual o desejo do usuário do ambiente.



         Quando existir uma parede livre, é interessante brincar com quadros de tamanhos, formas e cores diferentes, porém resultando num equilíbrio entre eles. É necessário fixá-los de modo que o visual final seja agradável para quem os observa. É ideal procurar alinhá-los com a altura de alguma porta ou janela existentes, além de alinhá-los entre a parte superior de cada moldura.

          Quanto ao tamanho, pode-se combinar uma moldura grande com duas ou mais de tamanho menor, lado a lado, equilibrando o peso visual.
         Os quadros podem ser fixos na parede de forma tradicional, mas também podem ser apoiados em aparadores ou mesas, nichos, prateleiras e até no piso, fica uma proposta descontraída e interessante.



         Seja pintura, grafite, desenhos, fotografias... os quadros sempre trazem vida aos ambientes. Escolha os quais mais se indentifica, algo que tenha relação com sua vida, seus hábitos, algum momento especial, ou simplesmente goste da imagem e deixe seu lar ou ambiente de trabalho com sua cara e enfeitado com arte!





Essas são obras de alguns dos meus artistas preferidos. Deu para ver que gosto de cores né?!  heeheh Acima obras de Driin, Luciano Martins, Fabiella Flores, Elias Andrade e Marcelo Hübner.
Gostos a parte, o importante é você se indentificar com a obra e reservar seu cantinho especial, da forma que preferir.  ;)

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog... Amei essas fotos de decoração.
    Na minha sala tenho uma parede rústica de tijolinhos e quero colocar alguns quadros semelhantes ao da primeira foto desta postagem. a parede fica ao lado do sofá. Você teria uma opinião a respeito para me instruir?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leacy!
      Fico feliz que tenha gostado do blog, esse retorno é muito bom e me inspira mais ainda a criar posts!

      Quanto a decoração com quadros para sua sala, você pode misturar molduras de formatos e tamanhos diferentes. Como sua parede é de tijolinho que tem textura e cores mais fortes, o ideal é você não misturar muitas cores e materiais nas molduras (2 ou 3), assim como as pinturas ou fotografias que vai expor, que devem ter uma certa harmonia ente elas.

      Não sei exatamente como é sua sala como um todo, mas aqui vão umas dicas bem contemporâneas e que gosto muito de trabalhar:
      - Procure combinar molduras brancas ou tons claros com algumas de madeira mais clara.
      - Outra opção é fazer um contraste do rústico da parede com o clássico e sofisticado do dourado nas molduras, esse mix fica bem interessante.

      Excluir