segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos promovem III Mostra de Design de Interiores

por Caroline Scharlau,
jornalista especializada em Home Décor

Entre os dias 22 e 26 de novembro, a nova geração de designers de interiores da grande Florianópolis apresentará seus projetos em vitrine realizada pela faculdade CESUSC. Durante o evento, os formandos do curso de design de interiores apresentam os seus primeiros ambientes profissionais, revelando criatividade aliada a conhecimentos técnicos.
Florianópolis, definitivamente, entrou na rota do design nacional. No dia a dia da cidade, eventos, feiras, mostras, cursos de design de interiores, grandes lojas de decoração e lojas conceito, atendem uma demanda crescente. E não poderia ser diferente, na cidade da qualidade de vida, morar bem é um desejo comum.
Frente a isso, um dos principais cursos superiores em design de interiores organiza anualmente uma Mostra, na qual os alunos elaboram ambientes aplicando os conhecimentos obtidos durante o curso.
O arquiteto Pery Segala, professor e coordenador do curso, explica que: “A III Mostra de Interiores – Vitrine Design 2011 é uma iniciativa do Curso Superior de Design de Interiores do CESUSC, integrando as diversas disciplinas do curso. Nesta edição, serão apresentados ambientes a partir dos Projetos de Interiores elaborados pelos acadêmicos da quarta fase, conciliando a teoria e a prática com uma vivência empresarial de acordo com a realidade do mercado atual. Outra proposta do projeto é intensificar a vocação dos alunos para a Gestão de Negócios na área de Design de Interiores e incentivá-los a elaborar planos de trabalho de gestão em equipe; marketing; técnicas de vendas; atendimento; argumentação; negociação e organização de eventos.”
A Vitrine é um dos diferenciais do Curso Superior de Design de Interiores do CESUSC. Os alunos viabilizam a Mostra com recursos obtidos através de patrocinadores, a exemplo do que acontece nas Mostras de decoração profissionais. A intenção principal desta inciativa é preparar os alunos para os diversos eventos que acontecem na cidade e que, possivelmente, irão participar durante suas carreiras.
Para este ano, o tema escolhido foi o Design Inclusivo. O professor Pery Segala explica que “o Design Inclusivo é um tema inovador e atual, pode ser definido como desenvolvimento de produtos e ambientes adequados a diversidade humana, que permitam a utilização por pessoas de todas as capacidades como: crianças, adultos, adultos mais velhos, pessoas com deficiência, pessoas doentes ou feridas, ou, simplesmente, pessoas colocadas em desvantagem pelas circunstâncias. Tem como principal objetivo contribuir, através da construção do meio, para a não descriminação e para a efetiva inclusão social de todas as pessoas”.
Com a delimitação do tema, os alunos precisam ultrapassar os limites daquilo que aprenderam nos bancos da faculdade. Resultado: Um show de criatividade!
Acompanhe os ambientes deste ano:
ESTAR DA NOIVA: Um espaço exclusivo para atender o grande dia da noiva. A proposta é que elas possam relaxar com uma boa música, uma banheira de hidromassagem, além de outros tratamentos. O layout foi adequando de forma que facilite qualquer tipo de acessibilidade. Designers: Camila Lebarbenchon, Luiza Bittencourt Forte, Jéssica Emerim Cássio, Jéssica Vieira Araujo, Paula Rálio Neves
O LOUNGE BAR: Projetado para atender qualquer tipo de acessibilidade, o ambiente é inspirado nos conceitos de sustentabilidade, levantando também esta bandeira. No Longe Bar serão utilizados: vidro reaproveitado, luminárias e painéis confeccionadas com garrafas pet, mostrando que o reaproveitamento pode se transformar em algo de bom gosto. Será um local para relaxar desfrutando de ótimos aperitivos e drinks. Designers: Marcos Vinicius Kono Menegolla, Grasielle Scheuer, Juliano Geferson Castilho, Raquel Borges de Souza, Camilly de Souza e Silva.
SUÍTE DO BEBE, ESTAR E SENTIR: o ambiente foi planejado e decorado para uma mãe deficiente visual. Com a ideia de projetar um espaço amplo, no qual a mãe consegue cuidar de seu bebê com liberdade. O quarto é integrado ao banheiro e os cuidados para que a mãe possa distinguir uma área de outra começam pelo piso, que não tem desníveis, mas texturas diferentes. As paredes são revestidas com papéis texturizados, oferecendo a possibilidade de percepção através do tato. Os móveis são arredondados, o que evita acidentes com cantos. Designers: Natália Fernandes, Lisiane Lisboa e Isabella Meneghiti.
ESTAR RELAX: Desenvolvido pelo Studio de Interiores CUBOS Design, o ambiente “Take it easy” propõe uma fuga do caos urbano transportando o usuário para um espaço tranquilo e inspirador. A sala de estar oferece o conforto necessário para que se possa relaxar e a varanda convida para um momento de descanso junto à natureza, aliando elementos naturais ao conforto. Designers: Elinéia Teles, Francine Clarice, Francisco, Gean Diego Boesing, Géssica da Silva Martelli, Juliana Arruda Pio
CAFÉ COM DESIGN: O café, que faz parte do dia a dia e da cultura brasileira não poderia ficar de fora. Aliado ao design, é um lugar para fugir da rotina, permitir-se relaxar, apreciar e curtir as sensações de um bom café, acompanhado de tortas finas. A acessibilidade é vista nas formas e dimensões que convidam a todos a desfrutar do ambiente. Designers: Camila Toigo, Marina Sá e Nara Oliveira
CASEI EM CASA! : A ideia deste espaço é mostrar que uma cerimônia de casamento pode ser realizada do jeito que a noiva sonhou, mesmo em um espaço pequeno e com orçamento limitado. Com um toque de delicadeza e muito romantismo, os mínimos detalhes e o conjunto do espaço, estarão repletos de flores, estampas, tecidos e elementos decorativos. A intenção é concretizar um momento inesquecível mesmo com uma festa feita em casa. Designer: Manuela Noronha.



Um comentário:

  1. Não deixem de conferir o ambiente e também saborear um bom café com tortas deliciosas !
    Estarei lá com as designers Camila Toigo e Nara Oliveira para recebê-los no "Café com Design".

    ResponderExcluir