domingo, 4 de dezembro de 2011

Paisagismo - Escolha seu estilo de jardim!

Oi!

       Hoje o assunto é paisagismo! Sim!! Agora que concluí o curso de Paisagismo e Jardinagem no Centro de Artes e Design adiciono esse novo tema no blog. Entre os posts de design de interiores, agora serão vistos temas um pouco mais aprofundados do paisagismo, um pouco além das dicas de complementos para interiores que havia escrito.
     Para começo de conversa então, falarei dos estilos de jardins! São vários os estilos de projetos paisagísticos aplicados hoje no mundo inteiro e, no Brasil, há espaço para todos. Existem os jardins no estilo tropical, japonês, francês, alemão, inglês, chinês, contemporâneo, rural ou caipira, mediterrâneo, desértico... vários! Eles vão desde grandes terrenos a sacadas de apartamento, caracterizando seu estilo, transmitindo sensações diferenciadas e visuais incríveis!

Confira alguns estilos de jardins, escolha o seu preferido!



Jardim Tropical  
         Como o nome diz, a principal característica é o uso de plantas de regiões tropicais em sua composição, que não é simétrica e dá a impressão de que não foi um espaço projetado. Criado pelo paisagista Roberto Burle Marx, este estilo adota cores vivas e espécies estruturais, contando com a presença de lagos e pedras para completar o visual.   
      Para esse tipo de jardim, são indicadas plantas como Helicônias, Orquídeas, Palmeiras diversas, bromélias, bananeiras, entre outras.





Jardim Japonês          Tradicionalmente, os jardins japoneses são locais de contemplação, meditação e descanso, transmitindo paz e espiritualidade. Diferente de outros estilos de jardim, este caracteriza-se pela importância dos elementos que o compõem, e nem tanto pelas texturas e cores de plantas. O pouco uso de plantas  e uso de plantas ornamntais, a presença de água, areia, madeira e pedra fortalecem esse estilo e seu significado filosófico. Outra característica é o projeto muito bem pensado em função de pequenos espaços, bem elaborado e distribuído. Algumas plantas e elementos sugeridos sugeridas são Cerejeira Ornamental (Sakura), Acer Vermelho (Momiji-Gari), lago com carpas, pontes, cascatas de pedra, bambús.


Jardim Francês

Caracterizado pela forte simetria e formas geométricas, o também chamado jardim clássico apresenta caminhos bem definidos com cercas vivas, arbustos compactos e muito verde! São utilizadas algumas flores como rosas e tulipas, mas não tão marcantes como o verde dos arbustos. Esse tipo de jardim custa caro, por exigir constante manutenção, mas o resultado é um espetáculo de perfeição.  Para compor com esse estilo, são permitidos bancos, esculturas, pedras, tudo com moderação e em harmonia com o jardim.  Espécies que podem ser usadas são os cipestres, tuias, murta, pingo d'ouro, azaléia, roseiras, buxinho, lavanda.

Além desses, também existem os estilos:


Jardim Inglês


 Jardim Rural ou "Capiria"


Jardim Contemporâneo



Nenhum comentário:

Postar um comentário