sábado, 22 de junho de 2013

Iluminação: tipos de lâmpadas

Iluminação nos interiores de residências, espaços comerciais, industriais ou corporativos, é sem dúvida um fator relevante, que interfere no projeto de design de interiores e no uso desses locais. A luz nos faz ver, ela é tudo o que se vê e, ainda, proporciona aos ambientes funcionalidade, segurança, conforto, sensações diversas, estética, estilo, entre outros fatores que interferem em nossas vidas.

Veja nesta sala com cozinha integrada a iluminação diferenciada para cada setor. 

Um projeto luminotécnico irá estudar e definir para cada situação qual a melhor solução de iluminação, verificando cada elemento luminotécnico (fluxo luminoso, luminância, iluminância, intensidade luminosa, índice de reprodução de cor, vida média, temperatura de cor), e quais os tipos de lâmpadas, efeitos e luminárias adequados.

Lembro que um bom projeto de forro de gesso é um aliado da luminotécnica, pois além de conforto visual e estética, também permite uma melhor distribuição de luminárias, ocultando os eletrodutos de sua instalação.
 
 Mas hoje não vou aprofundar na teoria da luminotécnica, e sim destacar os principais tipos de lâmpadas utilizados e suas características (em média). Te convido a conhecer um pouquinho:

Tipo de lâmpadas, características e uso:

  • Lâmpadas Incandescentes:
    São as mais conhecidas e de baixo custo. Seu funcionamento é pela passagem de corrente elétrica pelo seu filamento de tungstênio, que com o aquecimento que sofre, produz luz. Possui um ótimo índice de reprodução de cor (ICR%) no ambiente, com luz de cor amarela. Quanto mais aquecer mais emite luz, porém não é uma opção econômica. Existem formatos diversos, para fim decorativos e funcionais, como mostra a imagem abaixo.

    - Eficiência: baixa
    - Vida útil: 800 horas
    - ICR: 100%
    - Podem ser dimerizadas (controle da corrente elétrica que varia a intensidade de luz)
    - Tensão de rede 110v/220v
    - Uso: geral, residencial, arandelas, abajures, luminárias tipo coluna 


*Está prevista para 2016 a sua saída do mercado.
  • Lâmpadas halógenas: São uma variãção da incandescente, com maior durabilidade. Funcionam em tensão de rede 110/220v ou baixa tensão, com filamento de tungstênio combinado com gás halogênio.  A luz é mais branca e pode se tornar amarela com uso de dimmer. Também possui boa reprodução de cor. Podem ser do tipo dicróica, PAR 20, PAR 30, AR111, AR 70, palito, halopin.

    - Eficiência: alta
    - Vida útil: 2500 horas
    - ICR: 100%
    - Podem ser dimerizadas
    - Tensão de rede: 110v/220v e 12v
    - Uso: residencial e comercial; decorativo (iusada com refletor dicróico, é ideal para iluminação de quadros e obras de arte, pois gera menos calor).


  • Lâmpadas fluorescentes:
    São econômicas, não geram calor e funcionam a base de gases. Necessita de reator para acender e praticamente não se utiliza o dimmer para este tipo de lâmpada. Podem ser tubulares, eletrônicas, compactas e circulares.

    - Eficiência: alta
    - Vida útil: 7500 a 10000horas
    - ICR: 80 - 85%
    - Podem ser dimerizadas com reatores específicos, mas não é muito comum.
    - Tensão de rede: 10v/220v
    - Uso: geral, residencial, comercial


  • LED :As LED's (Lighting Emitted Diodes - Diodo Emissor de Luz) são dispositivos semicondutores que convertem energia elétrica diretamente em luz visível através de um chip com dimensões bem reduzidas. Os LED's estão cada vez mais eficientes e econômicos, não geram calor e geram até 80% de economia de energia em comparação com outras lâmpadas tradicionais. Hoje já é possível encontrar diversos formatos que substituem incandescentes e halógenas.

    - Eficiência: alta (dependendo o uso)
    - Vida útil: 45000 horas (até mais)
    - ICR: até 90%
    - Podem ser dimerizadas
    - Tensão de rede: 220v/240v e 12v
    - Uso: iluminação de destaque, residencial, comercial, público, trânsito, balizadores, etc.


Essas são as mais conhecidas e utilizadas em interiores, mas existem outros tipos de lâmpadas como as de descarga (mista, vapor de mercúrio, vapor de sódio, luz negra, etc.), a fibra ótica, etc.

Em um outro momento vou abordar aqui as luminárias, os modelos para cada situação e ambiente.


Abraço,
Marina Sá

www.marinasa.com.br
contato@marinasa.com.br
 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário