sábado, 8 de setembro de 2012

Escolhendo onde pisar

Conforto, beleza, contrastes, aquecimento, acústica, harmonia, cores, texturas...
Esses são alguns termos que estão ligados ao uso dos tapetes na decoração de interiores. 


 



Esse elemento decorativo faz toda a diferença num ambiente e sua escolha depende principalmente do objetivo de seu uso e do conceito da decoração.
Se entramos numa loja e compramos um tapete apenas porque é bonito ou barato, sem pensar no ambiente como um todo, é quase certo que quando colocado na sala, quarto ou qualquer outro local, ele não caia muito bem...





Então, na hora de escolher o tapete para decorar um espaço, algumas considerações devem ser feitas. Resumi algumas dicas, as que considero mais importantes. Dá uma olhada:

- Intensidade de tráfego no local. Se é um local de muita circulação, o material deve ser resistente e de fácil manutenção. Neste caso a altura do "pelo" do tapete também deve ser considerada.
                                   


- Dimensões do ambiente. Por exemplo, se for para uma sala de TV, o ideal é que o tapete cubra boa parte do ambiente, "entrando" por baixo do sofá, poltronas, uns 20cm. Mas cuidado para não invadir a área de circulação e de acesso ao ambiente.
                                                        
- Cores. Tapetes monocromáticos são indicados para uma situação diferente de um multicolorido, por exemplo. As combinações das cores num mesmo tapete também devem ser consideradas. Tudo vai depender do conceito do ambiente, das cores utilizadas nos sofás, poltronas, almofadas, cortinas, etc. Neste ponto, o tipo de piso e suas cores também interferem, criando contrastes com pisos lisos, com desenhos e texturas.
Olha esse tapete com desenho em "zig-zag" e tons de azul e bege, ficou perfeito com a estampa floral e o sofá com linhas limpas e cor clara.

- Desenhos e estampas. Assim como as cores, os tapetes que possuem desenhos com forma geométricas, orgânicas ou mistas, ficam mais equilibrados e harmônicos num ambiente mais neutro. Mas muitas vezes misturas de estampas diferentes entre tapete e almofadas ou cortinas ficam lindas! Tapete listrado com almofadas florais, fica muito interessante, mas preste atenção nas cores que utilizar!


 Nesta imagem em 3D de um projeto de minha autoria, foi definido um tapete sintético listrado, com tons de marrom e bege, trazendo conforto visual e físico ao ambiente e permitindo cores e estampas nas almofadas, objetos e poltrona. Veja mais imagens desse projeto em http://www.flickr.com/photos/marinasa.

 - Texturas e materiais. Preste atenção onde será usada o tapete um banheiro ou dormitório pedem uma textura ao pisar diferente de uma sacada ou hall de entrada.
Neste dormitório o tapete entra com o tom neutro característico do ambiente e com a textura confortável que aquece.

- Outro ponto importante: animais em casa! Se você possui gatos ou cães dentro de casa, evite os tapetes mais felpudos e de algodão, isso vai dificultar a limpeza. Os sintéticos de "pelo" curto (cerca de 7 a 10mm) são mais adequados. Ah, a mesma dica serve para os alérgicos!

São diversas combinações que você pode ter. Lembrando que assim como os demais elementos decorativos, os tapetes devem ser pensados como um conjunto com os demais elementos, mobiliário e revestimentos. Na dúvida, um projeto de interiores ou uma consultoria em decoração podem te ajudar e muito!
Entre em contato e agende uma visita, ficarei feliz em pode ajudar.

Confira mais umas imagens sugestivas que pesquisei:






Nenhum comentário:

Postar um comentário