terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Verão pede varandas e sacadas!

Oi,

verão chegando... aliás daqui há alguns minutos! E para curtir essa estação que eu particularmente amo, nada melhor que desfrutar das áreas externas, seja varanda ou sacada de sua casa ou apartamento. Trazer um pouco da vegetação perto da casa, da sala ou dormitório, móveis externos, abrir as portas e janelas e deixar a brisa do mar, o vento e o sol entrarem, maravilha! Para quem mora em Florianópolis assim como eu, sabe do que estou falando.  =)

          Se você mora em um apartamento com sacada, seja ela grande ou pequena, não deixe de aproveitá-la com uma decoração especial, que te traga essa sensação de ares externos, um refúgio dentro do apartamento. Trabalhe deques, com madeira tratada e certificada, que podem ser combinados ou não com pedriscos, vasos de diversos tamanhos, formas e cores e plantas de seu gosto. Outros elementos decorativos como lamparinas, gaiolas com flores, almofadas em bancos, etc. também são bem vindos. Os móveis externos como bancos, pufes, poltronas, mesas, também entram na composição e podem ser de madeira de demolição, fibra sintética ou natural, alumínio, plásticos... dependendo do conceito e se a área é protegida ou não, pois certos materias não resistem as intempéries climáticas.



         Se você mora em casa e tem uma varanda mais ampla, as dicas continuam valendo, porém o espaço permite uma integração maior com a área externa, principalmente se existe um jardim ou piscina, permitindo integração dos móveis e elementos decorativos. A mesma integração também vale com a área interna, no caso de a varanda fazer divisa com uma sala ou espaço gourmet.


Aqui vai uma seleção de elementos decorativos que dão o charme às áreas externas:
          

          Garden Seats são charmosos por si só! Em cerâmica, fibra, plástico, etc, de diversas cores e desenhos trabalhados, podem ser utilizados em cojunto ou individuais, combinados com outros elementos. Servem de assento ou mesa de apoio.


                          


           Vasos e cachepots são indispensáveis! Sejam com plantas naturais ou permanentes, no caso de você não ter tempo ou jeito para cuidar das plantas. O resultado é perfeito, traz cor e vida. Os cachepots das imagens foram utilizados na mostra Vitrine Design, no ambiente projetado por mim e minhas colegas Nara e Camila. Tanto o cachepot de vidro quanto o de fibra de bananeira estão com plantas permanentes.



    

                


As luminárias ou lanternas podem ser ligadas à luz elétrica ou apenas utilizando velas, que dão o charme a mais à sua varanda ou sacada. Podem ser apoiadas no piso ou no mobiliário existente, como bancos ou garden seats, mesas laterias ou aparadores.

2 comentários:

  1. Olá Marina!

    Olhando os tutoriais anteriores... observei que você já comentou alguma coisa sobre paisagismo. Estou com uma dúvida "cruel". Estamos em fase de contrução, minha casa fica bem acima do nível da estrada, não quero fazer escada para acesso à varanda, penso em rampa aliada a um paisagismo beem legal. Tens alguma imagem ou idéia para "clarear minha mente" ;)

    Abraço,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Olá Grabriela!
    A ideia da rampa é sempre bem vinda, pela beleza, leveza e facilidade de locomoção, contribuindo para uma melhor acessibilidade. Dependendo do estilo da sua casa, você poderá usar uma rampa de deque de madeira, as opções são variadas, sendo as minhas preferidas a Ipê Champanhe, Garapeira, Ipê Tabaco... Também poderá optar por rampa de pedra natural, como a Miracema em suas variadas cores, São Tomé, Petit Pavê, Caxambú... Se forem integradas com a calçada, melhor ainda! Para compor nas laterais da rampa e ao longo da própria varanda, você poderá usar plantas arbustivas ou grandes vasos, com plantas ornamentais de seu gosto ou até mesmo frutíferas.
    Espero ter ajudado, mas caso deseje mais informações ou imagens, pode me enviar um email.

    Obrigada pela visita!
    Abraços,
    Marina

    ResponderExcluir