domingo, 28 de agosto de 2011

Acessórios necessários, almofadas!

          Almofadas! Tem gente que pensa que elas só servem para compor um visual, tudo bem, essa também é uma das funções. E tem gente que  pensa que elas só servem para atrapalhar, pois quando vão sentar as tiram do local, jogando pro lado, no chão ou as apoiam no colo. Neste caso elas estão sendo usadas de forma inadequada.

         

         Além da função decorativa, as almofadas servem de apoio para encostar num sofá de estar ou home theater, numa poltrona ou chaise de leitura, num banco de área externa ou na cama. Também tem a função de assento, em cadeiras ou bancos de madeira, metal ou teladas (que possam marcar/machucar) e até mesmo no chão (como os futons).




         Dependendo do uso, conceito e local, os tamanhos, os tecidos, os formatos e os acabamentos variam. Numa sala ou na cama, por exemplo, elas podem ter entre 40x40cm ou 50x50cm, já as de chão ou os futons podem ter 60x60cm ou 70x70cm. As menores podem sempre entrar para compor com as maiores, mas é importante observar o uso do local, tamanho do sofá, respeitando a quantidade ideal para não acontecer de sentar-se sem saber o que fazer com as almofadas. Os tecidos podem ser desde o algodão aos mais sofisticados, como a seda, podendo ainda compor diferentes tipos e criando um visual descontraído e moderno.Para área externa existem os especiais, impermeáveis ou de secagem rápida, com diversas opções de cores e estampas.

 

         Quanto ao formato, as almofadas podem ser quadradas, retangulares (cada vez mais usadas), cilíndricas, redondas, enfim, a forma desejada pode ser feita. Hoje existem várias opções de formatos, principalmente nas temáticas e divertidas, usadas principalmente em quartos de crianças e adolescentes.

        






         Os acabamentos variam entre as lisas, com rolotê, capitonadas, com pingintes, com botão simples, bordadas, rendadas.
         Para o enchimento, usa-se algodão com fibra sintética e também espuma. O ideal é que sejam antialérgicas e que tenham uma capa protetora. A forração da almofada pode ser feita tipo capa também, para que possa ser retirada para lavar.

    


       As almofadas podem ser uma ótima opção para quem quer mudar a decoração do ambiente sem ter que mexer em muita coisa ou gastar muito dinheiro. Trocando as almofadas, já se tem uma boa mudança no visual de uma sala. A estação do ano também contribui para as mudanças nos tecidos, trazendo a sensação de ambiente sempre aconchegante e agradável de acordo com o a época do ano e clima.

                 


      


      Elas podem ser compradas prontas nas lojas, podem ser encomendadas sob medida e ao seu gosto com estofador ou costureira, assim você escolhe o tecido que desejar, os acabamentos e tamanhos.


  





4 comentários:

  1. Ótimo seu post! Estou montando uma sala com futons no chão, estilo bem oriental. Vou pedir num estofador conhecido.

    ResponderExcluir
  2. Aqui vai o link do blog da Carmen, ela faz futons, almofadas e capas lindas! ;)

    http://www.carmen1968.blogspot.com/

    ResponderExcluir