sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto de Interiores

Por trás de um ambiente funcional, com estilo, agradável e que atenda às necessidades dos usuários existe um bom projeto!
É o trabalho de um profissional que se dedica a transformar idéias e até mesmo sonhos em realidade. Um bom projeto de interiores é uma soma de algumas etapas ao longo do processo, que vão desde a primeira conversa com o cliente até o feedback, ou seja, a satisfação (de pereferência) quanto ao ambiente e seu uso.


Para o profissional realizar um projeto de interiores, passará pelas seguintes etapas:

1.  Projeto Informacional - Primeiro contato do profissional com o cliente, acontece uma entrevista/briefing, visita ao local, proposta de honorários,   cronograma, levantamento físico, pesquisas, esboço da concepção. Nesta etapa, serão conhecidas as necessidades do cliente/usuário, seus hábitos, preferências, fatores essenciais para iniciar o projeto.

2.  Projeto Conceitual -  Nesta etapa, já se tem uma proposta inicial do projeto com as idéias gerais traçadas em planta baixa,  vistas com layout interno e solução formal da volumetria, hoje representada com maquete eletrônica (desenhos 3D) na maioria dos casos.
.
3.    Projeto Executivo e Detalhamento- Desenvolvimento do projeto em desenhos detalhados e especificados, possibilitando a clara compreensão dos responsáveis pela execução da obra (marceneiros, gesseiros, azulejistas, pintores, etc.). São planta baixa, vistas, cortes, perspectivas, luminotécnico, detalhamento de móveis para execução, memorial descritivo, indicação de lojas e produtos.

4. Acompanhamento da Obra - Os profissionais podem dar a opção de fazer o acompanhamento da obra, assumindo e conferindo a obra no local.

5. Pós-projeto - Após a entrega do projeto e conclusão da obra, o profissional entra em contato com o cliente, visita o local, confere acabamentos e todo o trabalho concluído. Desse modo, aguarda o feedback do cliente. 


Um designer de interiores usará este processo adaptando a cada caso, cada conceito, cada clima, necessidades, pessoas, situações... tirando do papel e transformando em realidade as mais variadas formas, cores, texturas, enfim, ambientes completos e personalizados. Com certeza ajudaremos a harmonizar suas ideias e desejos da melhor forma, poupando tempo e dinheiro, usando a técnica e a criatividade na medida certa!
Afinal, esse é nosso trabalho ;)

Marina Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário