quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tintas: simulação das cores

Para dar aquela renovada na sua casa ou ambiente de trabalho você decide pintar as paredes. Ok, mas aí surgem dúvidas, tais como: qual usar, como ficaria no ambiente, será que essa tonalidade é escura demais ou clara demais, combina com o resto do ambiente... E sem contar que o catálogo de cores, embora ajude, nunca nos mostra a cor real, como ficará aplicada. Mas hoje existem soluçõe que nos ajudam a simular e pré-visualizar essas cores antes de aplicá-las, chegando a um resultado o mais próximo da realidade, evitando arrependimentos e gastos extras, desnecessários.


Pois bem, uma ferramenta prática e que pode ajudá-lo bastante é o simulador de decoração disponível em alguns sites de marcas de tintas. Lá você pode visualizar como ficaria seu ambiente com a cor escolhida utilizando a própria foto do local, basta fazer o upload no site. Se não possuir uma foto, o site oferece algumas imagens de ambientes variados como sugestão.

Além dessa solução, existem as latas testes de cores. Possuem cerca de 300ml de base de tinta para misturar com a cor escolhida  na hora da compra, numa máquina especial Assim você pode ver a cor no local que será aplicada, observando fatores como iluminação, harmonia com demais paredes, piso ou mobiliário existente.  O teste pode ser feito em 1m² de parede e deve-se aguardar cerca de 1 hora para conferir a cor.

 
Com as cores, constrói-se a identidade de um ambiente, cria-se universos específicos e percepções variadas. Posso dizer que o estudo e uso da teoria das cores é peça essencial no desenvolvimento de meus projetos.


Valeram as dicas? Mãos à obra!

Abraços,
Marina Sá
Designer de Interiores
www.marinasa.com.br
contato@marinasa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário