segunda-feira, 4 de março de 2013

Qual papel de parede escolher?

Uma das soluções mais práticas para mudar um ambiente, sem ter que mexer em muitos elementos e móveis, é o papel de parede. Com uma diversidade enorme de tipos e estilos, esse elemento decorativo que reveste as paredes volta a ganhar espaço nos projetos de interiores, criando efeitos maravilhosos em qualquer ambiente residencial ou corporativo.
Papel de parede aplicado na sala de jantar de apartamento de um jovem casal - projeto concluído em 2011, por Marina Sá

Mas na hora de escolher, com tantas opções existentes, a dúvida aparece e fica difícil saber qual o tipo e o estilo ideal que traga um resultado equilibrado com o restante da decoração.

Para facilitar na hora da compra de seu papel de parede, considere algumas questões:
Tipo Existem os papéis lisos e os texturizados. Os lisos não apresentam relevos ou texturas e têm o preço mais baixo. Já os texturizados, possuem desenhos em relevo com uma superfície trabalhada e perceptível tanto ao toque como aos olhos. Ambos os tipos ainda podem receber camadas de vernizes ou pvc (vinílicos), o que dá mais proteção ao papel e garante maior lavabilidade. De acordo com o ambiente que você pretende aplicar, cada papel possui a característica ideal.
 
Tema ou Estilo
Essa definição interefere diretamente no conceito do ambiente. As forma e cores do tema escolhido devem "casar" com o restante do ambiente ou até mesmo servir de ponto de partida para criar o resto da decoração.
O estilo pode ser contemporâneo, com desenhos geométricos, listras, florais e folhagens maiores, temas urbanos, exóticos, etc.

 
  Há também o estilo mais tradicional, onde o clássico e o romântico também se encaixam. São temas florais ou folhagens mais campestres, formas orgânicas lembrando o estilo art nouveau, art deco, desenhos de medalhões, brocados, alguns tipos de listras, estilo vintage, etc.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Já no estilo rústico, são encontradas reproduções de madeira, pedra, palha, tijolo e outros materiais que tragam o conceito de rusticidade ao ambiente.


Os papéis com estilo infantil são variados tanto com papéis no tamanho padrão como as faixas, com desenhos de personagens ou temas lúdicos, com cores vibrantes ou delicadas.
 
 
 
 
 
 Também existem os papéis de parede com temas especiais, com uma grande possibilidade de escolhas. Os papéis temáticos abrangem linhas como esportes, natureza, hábitos, bebidas, alimentos, etc.
 
 
 
 
 Escolhido qual o tipo e o estilo ideal para o ambiente que irá decorar, agora é só aplicar! Opte por contratar um profissional para aplicar o papel de parede, eles já têm prática e trabalham os encaixes dos desenhos da melhor forma, evitando maiores perdas de material. É importante também se certificar que a superfície onde o papel será aplicado esteja limpa e livre de óleo ou algum tipo de gordura, lisa e sem grandes falhas. Desse modo, não se compromete o resultado final.
 

Um comentário:

  1. Oi Marina!
    Gostaria de saber aonde você comprou esse papel de parede com o mapa relevo...
    Obrigada,
    Tina.

    ResponderExcluir