
Porém... o que acontece hoje, inclusive em alguns projetos de clientes meus, é a falta de tempo e até mesmo a "falta de jeito" para cuidar dessas plantas, num apartamento, por exemplo. Neste caso, indico as plantas permanentes, ou artificiais como alguns as chamam, que trazem o mesmo visual e valorizam o projeto. Existem modelos lindos e muito fiéis às naturais. São espécies variadas de flores, folhagens, arbustos, árvores, palmeiras., etc. As mais usadas são as dracenas, papirus, Yuca, palmeiras, bambu mosso, cactus... e as variadas e lindas flores.
Para compor com as plantas, o ideal é usar o vaso adequado a cada espécie, com tamanhos e materiais variados. Por exemplo, para uma dracena ou papirus, o ideal é usar um vaso um pouco mais alto, pode ser retangular, quadrado, cilíndrico ou cônico, de madeira, de cerâmica, de plástico reciclado, vidro, etc. Para preencher o vaso, as cascas ou pedras são indicadas. É sempre bom lembrar que o vaso deve entrar em harmonia com o conceito do projeto, com o estilo do ambiente.
Inspire-se! Flores e folhas são sempre bem vindas, sejam as naturais cheias de vida e aromas, sejam as artificiais que também têm vida, visual e duram por muitos anos... =D
Neste post usei imagens das minhas pesquisas no google e também de duas lojas de Florianópolis, a Calla Plantas Permanentes e a Arte Floral Arranjos Especiais.