Questões como eficiência energética, uso e economia de água, destino de resíduos, utilização de iluminação e ventilação naturais e materiais reciclados são de extrema importância, porém ainda dependem da conscientização de profissionais e usuários do projeto além, claro, do envolvimento da indústria, política e ciência para acontecerem.
Fiz uma seleção de Ecoprodutos utilizados na área de construção e design de interiores. São produtos que reaproveitam materiais, reciclam.
- Bloco Verde
Apresenta vantagens, como maior leveza e menor participação de insumos como cimento, areias, pó de pedra e brita em sua composição, reduzindo o custo da obra e desperdícios. Feito com cascas de ostras e mariscos, que garantem resistência 30% superior à dos convencionais, além da baixa absorção de água.
- ShellStone - Eco Solutions
Produto também desenvolvido a partir de resíduos de conchas de ostras e mariscos, materiais descartados e que existem em grandes quantidades em Santa Catarina. As texturas variam em cores naturais, as mais escuras de conchas de mariscos e as mais claras de ostras. Este ano foi utilizado num dos ambientes da Casa Cor Santa Catarina, como bancada e tampo de mesa.
- Madeira BiosintéticaProduto que resulta da reciclagem de diversos resíduos industriais (como plástico e fibras vegetai). Substituem as madeiras naturais em diversos aspectos e é um produto de alta tecnologia, durável, imune a pragas, dentre outras inúmeras qualidades.
- Lona de caminhão
Lonas de caminhão (algodão) usadas e descartadas são reutilizadas na fabricação de sofás, pufes, cadeiras, almofadas, roupas, bolsas, calçados...
- Poliestireno Expandido
O EPS (poliestireno extrusado) é resultado da reciclagem de isopor e PET . A marca pioneira é a Santa Luzia, que apresenta rodapés, roda-tetos, guarnições e roda-meios, perfis que valorizam os ambientes e têm grande durabilidade.
Existem diversos outros produtos feitos de materiais reciclados ou que utilizam em sua produção métodos sustentáveis e ecologicamente corretos. Cabe a nós profissionais designers, arquitetos, decoradores, engenheiros... buscarem as melhores opções e apresentarem aos clientes, fazendo o sustentável acontecer.
* Recicle seu lixo em casa, no trabalho! É um ótimo começo.